
Nesse domingo (24), a Paraíba recebeu 36 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e fabricada pela farmacêutica AstraZeneca. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal dos profissionais da saúde da Paraíba.
A remessa chegou ao estado às 11h, no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa (PB), onde foi escoltada para a Secretaria de Saúde da Paraíba. A distribuição para os municípios acontece nesta segunda-feira (25) seguindo o mesmo plano já adotado na última semana, quando chegaram 114 mil doses da vacina fabricadas pelo Butantan.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, as doses vão ampliar a cobertura vacinal dos profissionais da saúde na linha de frente à Covid-19. Cerca de 35.090 profissionais serão atendidos com a remessa enviada apenas para a primeira dose. A segunda dose será aplicada em um intervalo de 12 semanas e ainda não foram envidas aos Estados.

A distribuição para os municípios ocorrerá por meio aéreo e terrestre para as 12 regiões da secretaria de saúde, onde devem acontecer a retirada pelos municípios. A quantidade de casa um segue o critério populacional estabelecido pelo Ministério da Saúde para a distribuição.
Até agora na Paraíba foram recebidas 114.800 mil doses da vacina Coronavac/Butantan (quantitativo para dose 1 e dose 2), destinadas a quatro públicos: indígenas aldeados (100%), idosos em asilos e abrigos (100%), pessoas com deficiência em abrigos (100%) e profissionais de saúde (34%) e mais 36 mil doses da Vacina de Oxford/Astrazenica (dose 1) destinadas aos profissionais de saúde (27%). Ainda não há data para o recebimento de novos lotes nem o início da vacinação em outros grupos.
Veja quantas doses recebem os municípios;
Ray Santana | TV Contexto