Saúde prorroga vacinação contra Poliomielite

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Foto: Agência Brasil

A Campanha de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até o dia 20 de novembro, por decisão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Governo da Paraíba. A medida visa que as cidades elaborem estratégias para alcançar as coberturas vacinais que foram planejadas.

Até a última sexta-feira (30), segundo o secretário de saúde, José Francisco de Sousa, a cobertura do município de pessoas imunizadas foi de 63,99%, habitantes. A meta da vacinação contra a poliomielite é imunizar 95% da população-alvo: crianças menores de 5 anos de idade. Já a da multivacinação são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A secretaria de saúde faz um apelo aos pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos às unidades básicas de saúde para tomar a vacina e atualizar a caderneta de vacinação. O prazo para isso é até o dia 20 de novembro.

O calendário básico de vacinação da criança e do adolescente oferta as vacinas visando diminuir o risco de transmissão de doenças imunoprevisíveis, ou seja, aquelas que podem ser prevenidas segundo a criação de imunidade em cada pessoa, e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal, quando os pais não levam seus filhos para atualizar as vacinas.

A multivacinação é uma campanha que busca atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).

A multivacinação é uma estratégia que a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

A Poliomielite

A Poliomielite, também chamada de paralisia infantil oi somente “pólio”, é uma enfermidade aguda contagiosa transmitida pelo poliovírus, que infecta adultos e crianças a partir do contato com fezes ou secreções eliminadas por pessoas doentes. Nos casos graves, a doença provoca paralisia muscular, atingindo na maioria das vezes os membros inferiores.

A vacinação é a única forma de prevenir a doença. A imunização é feita em duas etapas, uma injetável, aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida e a dose oral, uma aos quinze meses e outra aos quatro anos.

Na Paraíba, apenas 84 municípios estão com cobertura adequada. A faixa etária com a menor porcentagem é a de 3 anos. Até o momento, 154 mil crianças foram vacinadas, de um total de 234 mil, aproximadamente.

Laryssa Cristiny | TV Contexto

Array

VeJA TAMBÉM

56% Desaprovam

Brasileiros vê Governo sem ação para resolver principais problemas do país, como a economia.

2 de abril de 2025

Escalada nos combustíveis

Em janeiro deste ano, o preço da gasolina estava no patamar de R$ 4,62. Neste mês de setembro, o valor médio chegou a R$ 6,02

23 de agosto de 2021

Trânsito

Os serviços são frutos de uma análise realizada pela equipe de engenharia de tráfego

3 de agosto de 2021

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com