
Nestas Eleições Municipais de 2020, cerca de 291 vereadores disputaram as 17 vagas da Câmara de Vereadores de Patos (PB). Destes, apenas quatro retornarão à Casa Juvenal Lúcio de Sousa em 2021, onde permanecerão por mais um mandato.
Os vereadores do partido Republicanos, Nadir, Sales Júnior e Ferré Maxixi voltam para o terceiro mandato, cada um. Tide Eduardo (PSL), atual presidente da Câmara, retorna para o segundo mandato.
Do atual quadro do legislativo municipal, sete vereadores não conseguiram se reeleger. São eles: Goia (PSL), Fátima Bocão (Republicanos), Capitão Hugo (PSL), Gordo da Sucata (PSL), Suélio Caetano (PT), Ramon de Chica Pantera (PSL) e Toinho Nascimento (PSL).
Já os outros seis: Ivanes Lacerda (Republicanos) – atual prefeito interino do município, Edjane Araújo (PDT) – que concorreu ao cargo de vice-prefeita, Jefferson Mequíades (Republicanos) – que ocupa atualmente o cargo de superintendente na STTRANS (Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos), Lucinha Peixoto (PCdoB), Dito (MDB) e Diogo Medeiros (MDB) optaram por não buscar o retorno à Câmara.
Alguns deles apoiaram os seus próprios familiares na disputa ao cargo. O esposo de Edjane, Emano Araújo, concorreu ao cargo pelo Solidariedade. Jefferson Melquíades apoiou o seu pai, Leudo Melquíades, do Republicanos. E Diogo Medeiros apoiou a sua esposa, Danielle Medeiros, do MDB.
Com as mudanças, cerca de 76% da Câmara de Vereadores terá os seus assentos renovados a partir de 2021. Na coligação do prefeito eleito, Nabor Wanderley, além do Republicanos, estão os partidos Cidadania, PSC, PROS, PP, PSD, PSL e REDE, o que indica a aproximação inicial do executivo com ao menos nove dos 17 vereadores.
Mais cedo, em entrevista à TV Contexto, Nabor disse que pretende ter uma relação normal, de diálogo, respeito e compromisso com o legislativo.
Confira a lista completa dos vereadores eleitos:
- Ítalo Gomes (Republicanos) – 1.212
- Nadir (Republicanos) – 1.195
- Segundo (Republicanos) – 1.190
- Emano Araújo (Solidariedade) – 1.181
- Tide Eduardo (PSL) – 1.132
- Sales Júnior (Republucanos) – 1.071
- David Maia (DC) – 1.022
- Nega Fofa (Solidariedade) – 998
- Décio Motos (Solidariedade) – 927
- Jamerson Ferreira (PL) – 887
- Ferré Maxixe (PSL) – 658
- Zé Gonçalves (PT) – 626
- Marcos César (PSC) – 580
- Wills da Farmácia (PROS) – 565
- Josmá Oliveira (Patriota) – 550
- Sargento Patrian (REDE) – 490
- Nandinho (AVANTE) – 447
Ray Santana | TV Contexto