
Na segunda-feira, dia 16, condutores de ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) relataram que ficaram com viaturas retidas diante da pouca quantidade de macas que havia no Complexo Hospitalar Regional de Patos.
Eles afirmaram que as macas estariam quebradas e sendo usadas assim mesmo pois não havia novos equipamentos. Segundo eles, algumas até foram para um depósito por não terem condições mínimas de uso.
As macas que ainda restam estariam sendo amarradas com ataduras para não causar mais desconforto. O problema estaria durante vários meses sem compra de novas macas por parte da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES/PB).
Segundo o Patos Online, o condutor de ambulância Givanildo Dantas, do SAMU/Patos, chegou a relatar o fato em sua rede social Facebook: “Todas as USB’s retidas no Hospital Regional de Patos por falta de MACA. Uma vergonha pra o Governo do Estado, a população que paga por isso. (3 USB de Patos e 1 de Piancó)”, afirmou.
A Tv Contexto entrou em contato com a diretoria do complexo, que explicou o problema: “A retenção de maca, no último dia 16, se deu em função da plena ocupação da capacidade da unidade que estava com todos os leitos das áreas verde e amarela com pacientes. Não procede o fato do hospital ter macas sem condições de uso, pois todos os equipamentos usados foram recuperados e estão em perfeitas condições de uso”.
A direção do Complexo informou ainda que está estudando um novo fluxograma de pacientes de cirurgias ortopédicas eletivas, que muitas vezes ficam ocupando leitos, por estarem esperando a data do procedimento. Dessa forma, serão disponibilizados mais leitos e o problema será minimizado.
Laryssa Cristiny | TV Contexto
com informações do Patosonline