Nessa terça-feira (24), a TV Contexto entrevistou a vereadora Nadir Rodrigues, do partido Republicanos, que foi reeleita para o 3º mandato na Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Ela é a primeira mulher a ser reconduzida pela terceira vez de forma consecutiva ao cargo.
Para ela, as mulheres precisam ter uma ação mais participativa na Câmara, discutindo as pautas e tendo voz nas decisões. A partir do próximo ano, apenas três mulheres estarão no legislativo do município.
Na entrevista, a vereadora falou sobre a sua atuação junto à Câmara, a qual já presidiu por dois biênios e sobre a importância da representação feminina no legislativo. Lembrou das Leis de sua autoria aprovadas, que garantem a jornada de 30h semanais ao servidor público do município. “A redução da carga horária é uma forma de não fazer com que o servidor trabalhe menos, mas que trabalhe com mais qualidade”, enfatizou.
Sobre o novo quadro da Câmara de Vereadores, falou que não há o que falar sobre os candidatos, que não entraria na discussão dos motivos que levaram ao não retorno de alguns dos colegas à casa, e que só o povo poderia tomar essa decisão. Sobre o travamento da discursão das pautas durante a instabilidade política da cidade, afirmou que isso fez da Câmara um local de debates acirrados, sem dar ao povo a resposta desejada.
“Essa troca de prefeitos contribui muito para essa insatisfação do povo em relação à Câmara Municipal, porque de fato dificultava o diálogo, dificultava a gestão, e a Câmara passou a ser mais um local de debates muito acirrados, que infelizmente não estava dando a resposta ao povo de Patos”, afirmou.
Nadir ainda afirmou que embora o partido esteja discutindo um nome para concorrer à presidência da Câmara, ela não pretende ser candidata. “Se eu te disser que eu nunca iria voltar à presidência, eu nunca poderia dizer isso, até porque você não pode estar fechado ao diálogo e às possibilidades, porém, nesse momento não coloquei o meu nome à disposição do partido para disputar esta vaga”, declarou.
Em justificativa, disse que já teve essa oportunidade e que abre mão para outro parlamentar, além de explicar que é uma função que exige uma dedicação e tempo maior. Afirmou ainda que entende que todos devem ter a oportunidade de concorrer ao cargo, principalmente os que ainda não tiverem a oportunidade.
Falou que o prefeito eleito de Patos, e presidente do Partido Republicanos, não teve nenhuma reunião com os vereadores eleitos para definir um nome a ser lançado, e que tem deixado à vontade para que, entre si, possam decidir isso.
Nadir disse que pretende ter como foco nesse mandato projetos voltados ao benefício de crianças e adolescentes, proporcionando a oportunidade de desenvolvimento social, em conjunto com a família e com o poder público.
Confira a reportagem na íntegra acima;
Ray Santana | TV Contexto