Patos: decreto reforça medidas de controle sanitário do combate à Covid-19

Foto: Júnior Mcena | TV Contexto

A Prefeitura de Patos decidiu reforçar as medidas sanitárias no município, através de um novo decreto, publicado diante do retorno do aumento dos casos de Covid-19 na cidade, aumento da curva de mortalidade, além da proximidade da ocupação máxima dos leitos de UTI’s.

O decreto de nº 63/2020, no dia 23 de novembro, procura fazer adequações para o enfrentamento da infecção humana pelo novo coronavírus.

O documento leva em conta a eficácia do distanciamento social no combate a disseminação do vírus. Nele são reforçadas as medidas de segurança sanitária, como a obrigatoriedade do uso de máscara e seu uso correto; disponibilização de álcool 70% nos estabelecimentos comerciais; respeito ao distanciamento e higienização adequada e constante das mãos.

De acordo com o prefeito interino, Ivanes Lacerda, todas as medidas serão tomadas para que o comércio não feche. “Nós vamos tomar todas as providências para que nada feche. Nós queremos permanecer com todos os estabelecimentos abertos, agora, respeitando as medidas sanitárias e respeitando o decreto que proíbe a aglomeração. Então, essas medidas são necessárias para proteger a sociedade e a economia”, garantiu o prefeito.

De acordo com o procurador do município, Jonas Guedes, o novo decreto visa aprimorar a fiscalização, orientando a população e o comércio em geral. “Essa nova linha de frente que foi criada tem por base, principalmente, orientar para educar a população e o comércio de Patos para que volte à rotina do uso da máscara, o distanciamento social que é super importante”, afirmou.

De acordo com o novo decreto:

– Fica determinado a criação de uma força tarefa de enfrentamento e combate a nova onda da Covid19, envolvendo a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Procon, Guarda Municipal e Bombeiros Civis com a finalidade de aprimorar a fiscalização, orientando a população e o comércio em geral no município de Patos, advertindo e, caso necessário, multando e suspendendo as licenças de funcionamento dos infratores.

–  Permanecem proibidos os eventos e manifestações artísticas que gerem aglomeração, com a possibilidade do fechamento de casas noturnas, de festas ou de espetáculos que descumprirem as normas sanitárias estabelecidas.

– Atividades físicas ao ar livre (praças, avenidas, canal do frango, terreiro do forró) ou em academias, deve ser realizada sempre com uso obrigatório de máscaras e obedecendo o distanciamento social e o não compartilhamento de objetos pessoais.

– Fica autorizado nas dependências dos bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, docerias e cafeterias, shoppings a disponibilização de playgrounds, espaços de diversão, jogo, limitando a capacidade máxima de 40% (quarenta por cento) dos usuários.

Os estabelecimentos comerciais que optarem por apresentações de artistas, ficam limitados ao número máximo de quatro integrantes a se apresentarem no local por apresentação. A capacidade máxima de pessoas por mesa nos locais fica limitada a seis pessoas. E eventos em que possibilitem aglomerações estão vedados.

O descumprimento das medidas acarretará em advertência, multa e a possibilidade da cassação de alvará e licenças de funcionamento, bem com a interdição imediata do estabelecimento, encaminhamento do auto de infração para os órgãos de fiscalização para a devida apuração, além do encaminhamento dos autos de infração para o Ministério Público Estadual e Federal.

Ray Santana | TV Contexto

Array

VeJA TAMBÉM

Polícia Federal

Ação repressiva mira discursos extremistas e ameaças à segurança nacional praticados no ambiente digital.

11 de abril de 2025

Prazo dado

O alerta foi dado pela presidente da Câmara, que afirmou que o recurso pode voltar, caso as instituições não sigam os critérios necessários.

11 de abril de 2025

Economia

Professor aponta possível efeito inflacionário em curto prazo

10 de abril de 2025

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
plugins premium WordPress