
Um incêndio no lixão de Patos foi registrado na manhã desta quarta-feira (30), pelo 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4° BBM), por volta das 5h30min.
Segundo informações do Major Danilo Galvão, comandante do 4° BBM, a equipe foi acionada pelos catadores, que afirmam que a autoria das chamas é criminosa. O corpo de bombeiros está no local fazendo o controle das chamas com a ajuda de máquinas fornecidas pela Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Patos.
O comandante ainda explicou que, nesse tipo de situação, apenas o uso de água não é tão eficaz, e que é preciso do maquinário para realizar o abafamento e a separação dos materiais.
Incêndios no Lixão são recorrentes
De acordo com um relatório do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar de Patos, fornecido à TV Contexto, apenas na região que abrange os 89 municípios do comando, foram 66 ocorrências relacionadas a incêndios em resíduos, que consiste em materiais descartados, lixos e lixões. Os dados foram registrados no período de 1° de janeiro à meia-noite do dia 28 de dezembro de 2020.
Em Patos (PB), esse é o 4º incêndio registrado apenas este ano no lixão de Patos. O mais recente foi no dia 13 de setembro. Os outros dois foram nos dias 6 de junho e em 28 de agosto, respectivamente.
Em outubro de 2019, o prefeito interino Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos), chegou a decretar situação de emergência ambiental no município diante de um incêndio de grandes proporções que formava nuvens de fumaça e causava intoxicação generalizada. Na época, a rotina da população e do comércio foram alteradas devido ao problema.
Confira o relatório com o número de ocorrências por áreas do comando regional;
3º Comando Regional de Bombeiros Militar
4° BBM (Patos) – 22
5° BBM (Cajazeiras) – 12
6° BBM (Sousa) – 5
2ª CBM/ 6º BBM (Pombal) – 10
2ª CIBM (Catolé do Rocha) – 5
4ª CIBM (Itaporanga) – 2
5ª CIBM (Princesa Isabel) – 10
TOTAL: 66 ocorrências
Ray Santana | TV Contexto