
Ao meio-dia desta terça-feira (9), o governador João Azevedo (Cidadania) concedeu entrevista ao Programa F5 da Rádio Pop FM 89,3, de João Pessoa, onde justificou que as medidas que estão sendo tomadas é porque a população não seguiu as orientações para a proteção contra o contágio da Covid-19. Os números de casos têm crescido na última semana, colocando municípios em alerta diante da alta taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e enfermarias, onde algumas unidades estão operando em sua capacidade máxima nos últimos dias.
Na entrevista, o governador disse que o difícil não é montar novos leitos, mas a falta da mão de obra. “Os leitos de UTI não funcionam sozinhos, você tem que ter uma equipe inteira, cuidando daquele processo para que realmente dê resposta”, afirmou.
Cerca de 160 novos profissionais foram contratados pelo Governo do Estado nos últimos dias, em uma tentativa de estancar a falta de profissionais na rede de saúde do estado. A fala do governador coloca em evidência um problema que pode piorar se o pico da pandemia no estado não for controlado.
Ele ainda afirmou que as medidas do novo decreto não serão diferentes do Decreto que está em vigência até essa quarta-feira (10), mas que novas medidas estão sendo implementadas e ajustes realizados. O Estado espera ter bons resultados ainda nos próximos 15 dias após as novas medidas que devem ser anunciadas na tarde desta terça-feira (9).
Ray Santana | TV Contexto