
O grupo P.O. na Estrada, de motociclistas patoenses, se mobilizou esta semana em prol de uma ação de socorro ao Hemonúcleo de Patos. Diante do baixo estoque das doações de sangue, os motociclistas decidiram realizar uma campanha entre os membros do clube.
Esta sexta-feira (23), foi encerrada a ação que iniciou na última quarta-feira (21), com a participação de 30 doadores. O presidente do clube, Marcos Bezerra, fez um apelo para que outros motociclistas da cidade também façam a sua doação.
Apesar do volume arrecadado com grupo, a assistente social do Hemonúcleo de Patos, Vânia Santos, reforça a importância do ato e a necessidade de a ação seja uma rotina, para que o estoque possa ter sempre a demanda necessária.
“A gente quer agradecer e também reforçar que não seja uma ação pontual, mas que seja constante. Quem foi doador pela primeira vez, que continue, se fidelize ao nosso banco, porque é uma ação que depende da sensibilidade de cada um de nós”, afirmou a assistente social.
O Hemonúcleo de Patos fica na Rua Cinco de Agosto, s/n, por trás do Complexo Hospitalar Regional de Patos, no Belo Horizonte, atendendo das 7h às 12h. O telefone para contato é (83) 3423-2180. Quem quiser pode agendar um horário para a doação.
Para doar é preciso:
- Ter acima de 16 anos (menores de idade devem estar aompanhados dos pais);
- Portar documento original com foto;
- Ter acima de 51kg;
- Ter dormido bem no dia anterior (ao menos 6h);
- Não ter ingerido bebidas alcóolicas nas úlitmas 12h~; – Estar em bom estado de saúde
- Estar alimentado;
- Respeitar o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra (dois meses para os homens e de três meses para as mulheres).
Ray Santana | TV Contexto