O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho.
Em 2018, Patos registrou 83 acidentes em um ano, de acordo com a Base de Dados Históricos de Acidentes de Trabalho do Governo Federal. Na Paraíba, foram 3.976 acidentes no mesmo ano. No Brasil, segundo a FioCruz, uma pessoa morre por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos.
Todos esses acidentes custam dinheiro à Previdência, segundo o Ministério Público do Trabalho. Foram R$ 26 bilhões entre 2012 e 2017. Investir em Segurança do Trabalho, além de salvar vidas, também pode aumentar o faturamento das empresas.
A técnica em Segurança do Trabalho, Thamires Dantas explicou à TV Contexto um pouco mais sobre isso: “O trabalho do técnico em segurança envolve vários aspectos de uma empresa, até mesmo o RH. Ele é o responsável por perceber o que deve ser resolvido e melhorado”.
A Alcoa, uma das maiores empresas de alumínio do mundo, durante a década de 90 aumentou seu lucro em 5 vezes apenas investindo em segurança do trabalho. Ao não se machucarem, os funcionários perdiam menos dias de trabalho, eram mais produtivos e a empresa gastava menos em indenizações.
As máquinas eram substituídas constantemente para não quebrarem ou enferrujarem e isso resultava em produtos de melhor qualidade, o que alavancou o nome da empresa no mercado.
Laryssa Cristiny | TV Contexto