
O Complexo Hospitalar Regional de Patos registra na tarde desta sexta-feira (21), a ocupação máxima dos leitos de UTI e enfermarias da Covid-19. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital às 15:45h.
Ao todo, os 79 leitos disponíveis para o tratamento do novo coronavírus operam em sua capacidade total. São 32 de UTI e 47 de Enfermarias Clínicas, sendo que 12 delas foram reabertas na semana passada.
A direção do hospital afirma que apesar da situação, da crescente demana de pacientes, tem conseguido atender aos casos. Os pacientes que não estão encontrando vagas em Patos, são regulados pela Central de Regulação do Estado para as unidades de referência para Covid mais próximas de sua região de origem.
Desde a semana passada, com a alta procura por vagas, a unidade tem recebido o suporte dos hospitais de Cajazeiras, Piancó e Pombal. Essa é a primeira vez, desde março de 2020 que a unidade registra fila para internações no setor de isolamento Covid.
“A situação está muito preocupante. Muita gente adoecendo ao mesmo tempo e simultaneamente necessitando de atendimento hospitalar e lotando as unidades. Nenhuma rede suporta uma situação desta e o colapso é inevitável por mais que se abra novos leitos, a demanda sempre será maior que a capacidade de expansão”, explica o diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes.
Ray Santana | TV Contexto