
A TV Contexto recebeu a denúncia de que pacientes do Complexo Hospitalar Regional de Patos internados com Covid-19 mantém contato com outros que não estão contaminados na unidade. São pessoas que chegam à unidade por outros problemas de saúde, mas que enquanto aguardam ou recebem atendimento, são exposto aos risco de contágio.
De acordo com as informações repassadas, os pacientes com Covid que precisam realizar exames de tomografia e raio-x são transportados pelas áreas comuns de outros atendimentos no hospital. Em um vídeo, (veja abaixo) recebido pela TV Contexto, é possível ver um paciente com Covid sendo transportado em meio aos demais, em uma sala repleta de outras pessoas sendo atendidas e com outras enfermidades.
A sala é a chamada Área Verde, para onde todos as pessoas que chegam ao hospital para atendimento são encaminhadas, inicialmente. Mesmo com máscara e um lençol no rosto do paciente, o procedimento, que tem se repetido vários outras vezes nos últimos dias, não é o recomendado diante dos riscos de contaminação. Vale lembrar, que estes pacientes com Covid ficam internados em uma outra área de isolamento, reforçando a necessidade de medidas de proteção eficazes.
Alguns profissionais ouvidos pela TV Contexto, que não quiseram se identificar, afirmaram que essa é a nova realidade diária do Complexo, com exposição direta ao risco, para pacientes e profissionais da saúde.
A TV Contexto contatou a assessoria do Hospital, mas até o fechamento da reportagem não houve nenhum pronunciamento sobre as denúncias.
Ray Santana | TV Contexto