
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um comunicado alertando para casos registrados em outros países de inflamações no músculo cardíaco e no tecido que envolve o coração em pessoas que foram imunizadas com vacinas contra a covid-19 que usam RNA mensageiro, como a da Pfizer/BioNTech.
Os episódios foram identificados por autoridades sanitárias dos Estados Unidos. O principal órgão do setor naquele país (FDA, na sigla em inglês) apontou o risco dessas duas doenças (chamadas de miocardite e pericardite), sobretudo entre as pessoas que receberam as duas doses.
Em seu comunicado, a Anvisa destaca que ainda não houve registro de situações como essa no Brasil e que os riscos desse tipo de ocorrência são baixos, sendo superados pelos benefícios da imunização com essas vacinas no combate à covid-19.
Porque tomar a vacina da Covid
As vacinas COVID-19 possuem eficácia de 50,38 a 100% e estão sendo destinadas para as pessoas com mais de 18 anos de idade.
Elas são capazes de produzir proteção contra a doença. O desenvolvimento da imunidade por meio da vacinação significa que há um risco reduzido de desenvolver a Covid-19 e suas possíveis complicações.
Em caso de suspeita de Coronavírus, faça testes para COVID-19, mantenha o isolamento social até ter certeza do diagnóstico e siga aguardando a melhora dos sintomas.
No Brasil, já são 534 mil mortes no Brasil desde o início da Pandemia. E no mundo já são mais de 4 milhões de mortes.
com informações da Agência Brasil