STF e o medo da anistia

Nessa quinta (10), a ministra das Relações Institucionais disse ser “defensável” discutir anistia ou redução de pena para alguns envolvidos no 8 de janeiro, e que a discussão pode ser pautada pelo Congresso.

“Falar sobre anistia ou mediação de pena em relação a algumas pessoas do 8 de janeiro eu acho que é defensável do ponto de vista de alguns parlamentares”, afirmou Gleisi. “Acho que a gente até pode fazer essa discussão no Congresso.”

Dizem que a fala teria sido recebida de forma negativa no Planalto (não dito quem do Planalto) e que, além disso, teria desagradado o STF. No ponto de vista dos ministro – e com razão – o Executivo estaria emparedado pelo Congresso para discutir a demanda, que poderia passar facilmente.

Mas também há consenso de que o STF pode vir a barrar o texto, mesmo passando por Câmara e Senado, dependendo da forma final que sair do Congresso.

Após a discussão, a ministra chegou a voltar atrás e disse que fez ‘fala mal colocada’ e que ‘não tem anistia nenhuma’.

O que não se pode esperar disso são duas coisas: a primeira é que existe, de fato, a possibilidade da pauta sair do imaginário. E a segunda, que o STF tem medo da aprovação, que é dada como certa quando entrar em votação. E isso não está longe de acontecer.

Ray Santana | Contexto News
*Os comentários emitidos pelos jornalistas, comentaristas e colunistas não necessariamente refletem a opinião da Contexto News, reforçam, entretanto, as liberdades de expressão e de comunicação.

Array

VeJA TAMBÉM

Polícia Federal

Ação repressiva mira discursos extremistas e ameaças à segurança nacional praticados no ambiente digital.

11 de abril de 2025

Prazo dado

O alerta foi dado pela presidente da Câmara, que afirmou que o recurso pode voltar, caso as instituições não sigam os critérios necessários.

11 de abril de 2025

Economia

Professor aponta possível efeito inflacionário em curto prazo

10 de abril de 2025

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
plugins premium WordPress