Collor é preso em Maceió para cumprimento de pena por corrupção

Fernando Collor foi presidente do Brasil. — Foto: José Cruz/Agência Senado

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió, capital de Alagoas. A informação foi confirmada por sua defesa.

Segundo os advogados, a prisão ocorreu às 4h, enquanto Collor se deslocava para Brasília para cumprir espontaneamente a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). No momento, ele permanece custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Maceió.

Em nota, a defesa declarou:
“A defesa da ex-presidente da República Fernando Collor de Mello confirma sua prisão hoje, 25 de abril, em Maceió, às 4 horas da manhã, quando estava se deslocando para Brasília para cumprimento espontâneo da decisão do Ministro Alexandre de Moraes. O ex-presidente Fernando Collor de Mello encontra-se custodiado, no momento, na Superintendência da Polícia Federal na capital alagoana. São estas as informações que temos até o momento”.

A prisão foi determinada após o ministro Alexandre de Moraes rejeitar o segundo recurso da defesa. Em maio de 2023, Collor foi condenado a oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes relacionados a um esquema na BR Distribuidora, atual Vibra.

O caso teve origem na Operação Lava Jato, a partir da delação premiada de Ricardo Pessoa, ex-presidente da empreiteira UTC. Segundo as investigações, o esquema envolvia facilitação de contratos em troca de vantagens ilícitas.

Além da pena de reclusão, Fernando Collor também foi condenado a:

  • pagar 90 dias-multa;

  • indenizar a União em R$ 20 milhões, solidariamente com outros dois réus;

  • e ficar proibido de exercer cargo público por um período equivalente ao dobro da pena aplicada.

Array

VeJA TAMBÉM

Acidente

O adolescente caiu do sexto andar do Edificio Milindra 6, que fica próximo ao Cemitério São Miguel, no bairro Belo Horizonte.

23 de abril de 2025

Missão oficial

Cerimônia ocorrerá no sábado (26), em Roma; Barroso e Alcolumbre já confirmaram presença

22 de abril de 2025

Balanço rodoviário

Ação intensificou fiscalização entre os dias 17 e 21 de abril; quase 2 mil veículos foram abordados

22 de abril de 2025

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
plugins premium WordPress