Prefeitura estabelece critérios para visitas aos cemitérios no dia de finados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Nesse domingo (1°), a Prefeitura de Patos publicou o decreto 061/2020, que estabelece critérios para a visitação aos cemitérios neste feriado de dia de finados, segunda-feira (2). O documento tem o objetivo não somente de evitar os riscos de contágio da Covid-19, mas também o controle da proliferação do Aedes Aegypti.

O horário de visitação aos cemitérios fica restrito ao perído que vai das 5h até às 19h, sendo obrigatório o uso de máscara para os visitantes e trabalhadores dos cemitérios, distância social de 2m (dois metros) entre as barracas de vendas de velas e de alimentos, com a devida demarcação de espaçamento entre as pessoas de no mínimo 1,5 m.

Também é orientado para que os comerciantes disponibilizem álcool 70%, ou preparações antissépticas de efeito similiar para os clientes, e organizem filas nas entradas dos cemitérios com o distanciamento de 1,5m entre cada pessoa. Se recomenda ao visitante que leve a sua própria garrafa com água, além do álcool em gel a 70%, evite tocar em objetos, superfícies e em outras pessoas, manter o cuidado ao tossir e espirrar, sempre protegendo a boca e o nariz com lenço ou papel descartável, ou ainda com o braço, nunca com as mãos.

Como forma de preparação e evitar a proliferação do Covid-19, todos os cemitérios passaram por um processo desinfecção na madrugada desta segunda-feira (2), realizado pela equipe da Vigilância Sanitária. Em Patos são seis cemitérios: Santo Antônio (Jatobá), São Miguel (Belo Horizonte), Santa Gertrudes (Dist. Santa Gertrudes), Parque Jardim da Paz (Vila Madalena), São Judas Tadeu e São João Batista (ambos no São Sebastião).

Desinfecção dos cemitérios de Patos (PB). Foto: Vigilância Sanitária

A visitação nos cemitérios será monitorada por equipes da saúde e agentes de desinfecção pessoal que orientarão ao visitante para fique no interior do cemitério por no máximo 45 minutos e que adote os cuidados necessários com o manuseio do álcool no momento de acender as velas. As pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) devem evitar a circulação ou locais com aglomeração de pessoas.

Aedes Aegypti
Mesmo com os cuidados para impedir a propagação da Covid-19, é preciso continuar atento a outros surtos, como o da Aedes Aegypti. Com isso, o decreto também estabeleceu algumas medidas contra a proliferação do mosquito, que pode causar doenças como a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.

As orientações são:

  • Utilizar sempre vasos com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais, lembrando sempre de retirar a embalagem plástica, que embrulha o vaso ou buquê que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água;
  • Manter o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água;
  • Dar preferência às flores artificiais e, nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água, lembrando sempre de utilizar um recipiente furado;
  • Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida;
  • Eliminar pratos e cachepots, que também propiciam o acúmulo de água;

Ray Santana | TV Contexto

Array

VeJA TAMBÉM

56% Desaprovam

Brasileiros vê Governo sem ação para resolver principais problemas do país, como a economia.

2 de abril de 2025

Escalada nos combustíveis

Em janeiro deste ano, o preço da gasolina estava no patamar de R$ 4,62. Neste mês de setembro, o valor médio chegou a R$ 6,02

23 de agosto de 2021

Trânsito

Os serviços são frutos de uma análise realizada pela equipe de engenharia de tráfego

3 de agosto de 2021

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com