
Nesse domingo (15), dia das eleições municipais em todo o país, estarão sendo disputadas 58.208 vagas para vereadores, além de 5.567 para prefeitos e vice-prefeitos. Em Patos (PB), 291 vereadores disputam 17 vagas na Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
De acordo com um levantamento realizado através do sistema de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 12 vereadores do município, entre titulares e suplentes, buscam um novo mandato nesta eleição. São eles: Sales Jr. (Republicanos), Goia (PSL), Ferré Maxixe (PSL), Ramon de Chica Pantera (PSL), Nadir (Republicanos), Suélio Caetano (PT), Inácio de Gelo (PSL), Toinho Nascimento (PSL), Cambirota (Republicanos), Fátima Bocão (Republicanos), Raniere Ramalho (PSL) e Capitão Hugo (PSL).
Da atual formação da Câmara, seis não optaram por concorrer a uma vaga na mesa. Um deles, Ivanes Lacerda (Republicanos), que é o atual prefeito interino do município. Edjane Araújo (PDT) concorre ao cargo de vice-prefeita. Jefferson Mequíades (Republicanos) ocupa atualmente o cargo de superintendente na STTRANS (Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos).
Já os parlamentares, Lucinha Peixoto (PCdoB), Diogo Medeiros (MDB) e Dito (MDB), decidiram ficar de fora da corrida eleitoral de 2020, e apoiam outros candidatos. Com isso, acontecerá ao menos a renovação das seis cadeiras, cerca de 35%. O número pode não parecer importante, mas diante da conjuntura política de Patos, pode representar um desafio para o próximo gestor.
Nas Eleições Municipais de 2016, nove novos nomes entraram para Câmara, sete foram reeleitos, um que já havia passado pela casa retornou. Cinco não se elegeram e um decidiu não concorrer no ano.
A relação de todos os candidatos deste ano pode ser consultada aqui.
Ray Santana | TV Contexto