O candidato a prefeito de Patos (PB), pelo partido Democracia Cristã, Héber Tiburtino, divulgou um vídeo no início da tarde desta quinta-feira (29) nas redes sociais, onde denuncia um suposto esquema de direcionamento das casas do Conjunto Habitacional São Judas Tadeu 1 e 2.
A construção dos apartamentos foi anunciada no dia 23 de outubro, em uma coletiva realizada pelo prefeito interino Ivanes Lacerda e o governador da Paraíba, João Azevedo. Às vésperas do aniversário da cidade, o governador visitou o município para anunciar uma série de obras orçadas em mais de R$ 189 milhões, mais de R$ 66 milhões por meio de contrapartida do Estado e o restante do Governo Federal. A expectativa é que sejam construídos 856 apartamentos.
Na ocasião, compareceram também ao evento os secretários de Comunicação do Estado, Nonato Bandeira, e o de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, além dos deputados federais Hugo Motta e Julian Lemos.
Segundo Héber, estaria existindo uma suposta negociação em troca de votos, e por isso irá encaminhar a denúncia à Justiça Eleitoral. A informação chegou ao seu conhecimento por meio de um áudio divulgado nos grupos do Whatsapp.
No áudio, quem fala no grupo é a presidente da associação de moradores do bairro Monte Castelo, na zona sul da cidade, Edilma Louxenço Veloso. Na mensagem de áudio enviada por ela, é esclarecido que este novo grupo criado é para questões políticas, e que outro existente para outros assuntos da associação, mas que os dois pertencem oficialmente à associação. “Tem o grupo da associação, normal, que é das doação (sic), que aquele que a gente já tinha. E temos esse agora, que é sobre a politica, quem quiser ajuda da política.”
Mais à frente, Edilma afirma que as casas não serão sorteadas, mas direcionadas politicamente, e que os interessados devem entregar o protocolo de inscrição a ela para isso. “Quem tiver junto comigo, principalmente em relação às casas, que a gente está com a inscrição aberta, definitiva. 500 casa (sic) dentro da associação, que vai sair. Aqui no Monte Castelo são 500 casa (sic). Então vão divulgando, certo, pra fazer a inscrição no setor habitacional. Pra fazer e trazer o protocolo comigo, certo?! Que essas não vão ser, essas casas não vão ser sorteio, e sim, a gente vai se organizar pra doar. Se, sem precisar de sorteio, certo gente?!”, afirmou.
[ÁUDIO] Edilma Louxenço Veloso – presidente da associação de moradores do bairro Monte Castelo
“Quem seguir comigo, terás as sua casas”, completa ao dizer ainda que recebeu aval do “futuro prefeito” Nabor Wanderley, deputado estadual e candidato a prefeito de Patos pelo MDB. Segundo ela, “ele chegando lá, temos tudo nas mãos, juntamente com o nosso vereador”, fazendo referência o vereador Gordo da Sucata, José Fabio Pereira da Silva, do PSL, que está buscando a reeleição este ano.
A assessoria de comunicação da prefeitura disse que a prefeitura não foi citada no áudio e que, portanto, não há o que responder. Edilma divulgou uma nota na manhã desta sexta-feira (30), onde afirma que não houve intensão de insinuar o direcionamento das casas do programa habitacional, mas que os candidatos citados trouxeram programas habitacionais para o município.
Confira a nota de Edilma na íntegra:
Eu Edilma, presto esclarecimentos a Sociedade Patoense
No dia de hoje, 28 de outubro de 2020, às 21 horas, mandei áudio em grupos do aplicativo whatsapp, onde informei que estou apoiando o candidato a vereador Gordo da Sucata e o candidato a prefeito Nabor Wanderley.
Venho esclarecer que em nenhum momento tive a intenção de insinuar, como estão dizendo, que quem votar nos candidatos que eu apoio será beneficiado com uma casa em conjunto habitacional, na verdade o que quis dizer é que o candidato a prefeito Nabor Wanderley ajudou a trazer vários programas habitacionais para o Munícipio, seja como prefeito ou como deputado e que o vereador Gordo da Sucata está apoiando politicamente Nabor Wanderley.
Quero esclarecer ainda que em nenhum momento o candidato Nabor Wanderley me autorizou ou me solicitou qualquer tipo de acordo com eleitores sobre promessas de entrega de casas, ou qualquer outro tipo de promessas, em troca de votos. Digo mais que não tive nenhum contato com o candidato Nabor Wanderley para qualquer tipo de acordo sobre posturas antidemocráticas.
Reafirmo meu compromisso com a lisura do pleito e com a democracia.
Por fim, para que não reste dúvidas, afirmo que nenhum candidato me procurou para fazer negociações sobre moradias em um conjunto habitacional no Monte Castelo ou em qualquer outra localidade, e, esclarecidos os fatos afirmo que distorceram minhas palavras tão somente com o intuito de prejudicarem as candidaturas de Nabor Wanderley e Gordo da Sucata.
EDNMA LOUXENÇO VELOSO
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO MONTE CASTELO