
Após uma longa discussão, na última semana, a respeito da competência dos vereadores de fiscalizarem órgãos estaduais em Patos, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal foi recebida pela equipe do Complexo Hospitalar Regional de Patos, nessa terça-feira, dia 30 de março.
Estiveram presentes na reunião o diretor do Complexo, Francisco Guedes, alguns funcionários da equipe técnica e os vereadores que formam a Comissão Temporária de Saúde da Câmara: Josmá Oliveira (Patriota), Sargento Patrian (REDE) e Nadir Rodrigues (Republicanos), além da presença dos vereadores Ítalo Gomes (Republicanos), Nega Fofa (Solidariedade) e Willa da Farmácia (PROS).

No último dia 17 de março, o vereador Josmá Oliveira foi impedido de entrar no hospital, sob a alegação de que o estabelecimento estaria restrito a funcionários. Entretanto, a Câmara se manifestou contrária à afirmação, ao declarar que o vereador tem competência para fiscalizar qualquer órgão público instalado na cidade.
O vereador Josmá comemorou a visita e disse que trabalha para o bem de Patos e busca melhorias para os aparelhos de saúde da cidade.
“Fomos muito bem recebidos pela direção e, por mais de 2 horas, os questionamentos dos vereadores foram esclarecidos. O diretor, muito educadamente, se colocou à disposição. O que estiver ao nosso alcance para trazer melhorias para a saúde pública de Patos nós iremos fazer”, disse Josmá.
Já o vereador Sargento Patrian, que é presidente da Comissão de Saúde, afirmou que todo o esforço que a equipe vem desempenhando é para proporcionar o bem do povo de Patos e trazer soluções para a saúde local: “Quem ganha com isso é o povo de Patos e Região”, disse.
A presidente da Câmara, Tide Eduardo (PSL), disse que é preciso fiscalizar e esta é uma prerrogativa do vereador. Sobre a portaria que determinava o fim temporário de visitas ao Complexo Hospitalar Regional de Patos, a presidente afirmou que não se aplica aos vereadores.
“Estou sabendo que o hospital baixou uma portaria impedindo as pessoas de fazerem visitas, mas, no caso dos vereadores, o diretor precisa compreender que nós temos a autoridade e a permissão de acessar qualquer órgão público instalado no município”, lembrou Tide, à época.
O diretor do Complexo afirmou que não passou de um mal-entendido. Ele disse que reconhece a importância do trabalho do vereador junto ao povo e se colocou à disposição para colaborar com o trabalho dos vereadores de Patos. Ele disse que o momento é de unir forças pelo bem de todos.
“Nós precisávamos desse encontro para alinhar os pontos e saber que não passou de um mal-entendido. Os vereadores terão sempre o meu apoio para virem a esta Casa de Saúde sempre que quiserem e serão recebidos por mim e pela equipe sempre que for preciso. Não estamos em tempo para embates, estamos aqui para unir forças, é tempo de estarmos todos juntos”, declarou o diretor.
Junior Macena | TV Contexto