
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) começou, desde este domingo (28) a programação da Mostra ‘A Tela é Delas’. Dentre os filmes selecionados está o curta-metragem “O Elefante dos Meus Sonhos“, gravado e produzido em Patos-PB.
O curta conta a história de Maria, uma menina que enfrenta a separação dos pais e encontra nos amigos, o consolo e um jeito de recomeçar.
O Filme tem trilha sonora autoriza da banda Grandphone Vancouver e conta com a Direção de Ray Santana, Roteiro e Direção de Arte de Laryssa Cristiny, Fotografia e Edição de Ricardo Souza, Produção de Brunna Pinheiro e Sabrina Raquel e Figurino de Nathália Araújo.
Entre os atores principais temos Sandra Maria de Freitas como Maria Criança, Dilany Silva como Maria Adulta, Vitória Araújo como Mãe da Maria e Alexandre Ferreira como Pai da Maria.
A Mostra
A Mostra ‘A Tela é Delas’ está em sua primeira edição. O edital, aberto no dia 18 de março, teve como objetivo dar visibilidade às mulheres que trabalham com audiovisual na Paraíba.
A cada sessão é exibido um vídeo relato, onde as próprias realizadoras falam de sua trajetória, e em seguida um curta-metragem que tem a participação delas na direção e em outras funções.
As exibições dos filmes acontecerão de forma on-line, no canal da Funesc no YouTube (/funescpbgov), no domingo (28), segunda (29), terça (30) e quarta-feira (31), sempre às 19h.
A programação faz parte das ações da Funesc em alusão ao Mês da Mulher, em parceira com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana (SEMDH).
Confira a programação dos vídeos relatos e curtas-metragens que serão exibidos:
Vídeo relato de Carine Fiúza- 28/03
Curta-metragem- Ando feito nuvem tempestiva
Função no curta: Roteirista, diretora e performer
Ano 2018
Classificação indicativa livre
Direção- Carine Fiúza
Duração 4′
Sinopse- Como nuvem levada pelo vento, sempre em curso, carrega em si a leveza do ar e a força de Iansã. É capaz de lavar a terra e revolver os mares. Uma mulher negra é vento, é nuvem, é tempestade e revolução.
Vídeo relato de Laryssa Cristiny – Data da exibição: 29/03
Curta-metragem- O Elefante dos Meus Sonhos
Função no curta: Diretora de Arte e Roteirista
Ano 2015
Classificação indicativa livre
Direção: Ray de Sousa Santana
Duração 8′ 41″
Sinopse- Em meio a uma conturbada separação dos pais, uma menina e sua irmã descobrem os prós e contras da amizade e da vida.
Vídeo relato de Ana Moraes- 30/03
Curta-metragem- Cor-ação
Função no curta: Roteirista, diretora, fotógrafa, editora.
Ano 2020
Classificação indicativa Livre
Direção: Ana Moraes
Duração 07′ 01″
Sinopse: Fragmentos de memórias e reflexões no banheiro, quem nunca? Cor-ação sobre o sentir os fluxos da vida, dos nossos sentimentos e deixar o pensamento fluir, um mix de sensações e memórias que passaram pela cabeça da autora em um piscar de olhos.
Vídeo relato de Marcelina Moraes-31/03
Curta-metragem- Rafameia
Função no curta: produtora executiva
Ano 2020
Classificação indicativa 14 anos
Direção- Mariah Teixeira e Nanda Félix
Duração 24’17”
Sinopse- após se sentir ameaçada por um entregador de uma empresa de eletrodomésticos, Carmem tem seu cotidiano atravessado por diversos conflitos e violências ao se permitir ver os outros que habitam seu entorno. O filme percorre caminhos de relações cotidianas para falar de alguns atravessamentos em um Brasil confuso e desgastado, mergulhado em uma crise econômica acentuada e principalmente uma forte crise ética.
Serviço:
Mostra ‘A Tela é Delas’
Data: de 28 a 31 de março
Horário: 19h