O dia de votação em Patos (PB) foi bem tranquilo para o eleitor. Com o policiamento ostensivo e preventivo reforçado através da ‘Operação COMETA’ (Comando Eleitoral Tático), da Polícia Militar da Paraíba, que colocou comboios policias nas ruas nos dias antecedentes ao pleito do domingo (15). Além do contingente existente, houve um reforço adicional de mil agentes, especialmente para o período eleitoral, que segue até essa segunda-feira (16).
A PM realizou também o mapeamento com Aeronaves de Pilotagem Remotas (drones) para o monitoramento de locais suspeitos, e o helicóptero Acauã 2, que sobrevoou a região. De acordo com a capitã da Polícia Militar, Jackeliny Kalkmann, a PM atuou intensamente na madrugada do sábado (14), evitando inclusive um homicídio no município de Coremas (PB).
Entre o sábado e a manhã deste domingo, 15 pessoas foram autuadas por compra e venda de votos, uma pessoa foi presa por propaganda eleitoral irregular e sete armas de fogo foram apreendidas na madrugada. Além disso, houve a apreensão de material de campanha em São José Caiana, São Bento e no Povoado São Francisco, na zona rural do município de Sousa. Em Coremas (PB), houve uma tentativa de homicídio frustrada pela polícia.
“Apreendemos várias armas de fogo na cidade de São José de Caiana, Itaporanga e Teixeira, além de apreender material eleitoral e uma quantia significante em dinheiro. A guarnição do BOPE apreendeu cerca de R$ 30 mil com material, e uma guarnição de Polícia Militar, na cidade de São Bento, também conseguiu apreender cerca de R$ 10 mil e um material também sobre campanha”, explicou a capitã.
Apesar das ocorrências, as autoridades da área de segurança avaliam a quantidade de casos como dentro da normalidade. Na tarde deste domingo (15), o delegado seccional da 15ª Delegacia de Polícia Civil, George Wellington, fez um balanço da ‘Operação das Eleições 2020’ na área correspondente à delegacia, que abrande 25 municípios da região. A operação deve continuar até essa segunda-feira (16).
Confira a entrevista com o delegado George na íntegra abaixo:
Ao longo da manhã a movimentação variou entre as seções em Patos. Em alguns locais, as pessoas preferiram votar mais cedo e, com isso, algumas filas, mesmo pequenas, conseguiram se formar nos locais de votação. E mesmo apesar do forte calor, houve muita tranquilidade e paciência dos eleitores na hora de votar.
Wellingthon Sampaio de Brito, presidente de Mesa Eleitoral, explica que, pela manhã, a votação ocorreu de forma natural, sem qualquer problema, e com o respeito às normas sanitárias. A maior parte das pessoas que estiveram na seção pela manhã foram idosos, que tiveram preferência até as 10h.

Outros buscaram horários estratégicos para votar de forma mais tranquila, sem aglomeração, como a estudante Isabela Ohanna. Na sua opinião, as manhãs são sempre mais agitadas, e como ela pretendia apenas justificar o voto, esperou o horário do meio-dia para comparecer à seção.
E mesmo sendo crime, quem passou pelos locais de votação facilmente viu a sujeira deixada pelos santinhos nas ruas, que foram espalhados ao longo da madruga. Assim como o uso de alto-falantes, amplificadores de som, propaganda de partidos ou candidatos e o constrangimento aos eleitores para que votem em determinada pessoa, a distribuição do material de campanha é considerada crime de boca de urna.
O promotor de justiça do Ministério Público Estadual da Paraíba, Uirassu de Melo Medeiros, esteve visitando alguns locais do colégio eleitoral de Patos e constatou o derrame dos ‘santinhos’ realizado pelos partidos. “Infelizmente no Monsenhor Vieira, que é o primeiro local de visitação, já identificamos uma série de santinhos, e vamos buscar justamente atribuir responsabilidade para isso”, explicou o promotor que falou também da tranquilidade interna do local. Os fiscais dos partidos também receberam orientações para que permanecessem seguindo as regras no interior das seções, sem circulação ou abordagem aos eleitores.
Eleições ocorreram normalmente em Patos e Quixaba, afirma juíza da 28º Zona, Anna Hilário.
Ray Santana | TV Contexto