Na tarde dessa quinta-feira (22), a 4ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Itaporanga, no sertão paraibano, recebeu um chamado de desaparecimento de um dos funcionários do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado Várzeas de Sousa (DPIVAS), segundo informações, a serviço da AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas) da Paraíba.
Ailton Benedito dos Santos Filho, de 49 anos, residente em Aparecida (PB), estava realizando a limpeza do túnel do Canal da Redenção, em Coremas (PB), com outros dois colegas, quando não teria retornado. De acordo com informações, o nível da água teria subido durante o procedimento. A equipe do corpo de bombeiros foi encaminhada ao local às 16h, mas devido a baixa iluminação do local, o trabalho precisou ser interrompido.
O corpo do homem só foi encontrado às 4h deste sexta-feira (23), após a vazão da água do canal ter sido diminuída a pedido da equipe de buscas. A AESA havia informado que após a meia-noite, o nível iria reduzir consideravelmente, quando as comportas estivessem fechadas. Foram mais de 12 horas de trabalho.
Na manhã desta sexta-feira, a TV Contexto conversou com o sargento Marinho, responsável pelo resgate, que deu mais detalhes do caso. “Quando eles adentraram para fazer a limpeza do mato. Segundo o informante, a água estava no nível aconselhável para eles entrarem. Só que em um determinado momento o nível da água foi aumentando, e eles foram adentrando em uma tubulação, extra canal. Vem o canal, e a tubulação é que vai religar a água até o canal. Foi nessa tubulação que eles entraram. Dois retornaram”, relatou o sargento.
O corpo foi encaminhado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal – GEMOL de Patos (PB) para a realização da perícia.