
Um grupo de associações e representantes das Igrejas do Estado da Paraíba assinaram uma carta aberta direcionada ao governador João Azevedo.
Na carta, os líderes solicitam que o governador reveja o decreto DECRETO Nº 41.053 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021, que suspende a realização de cultos, missas e qualquer outra cerimônia religiosa nos 144 municípios durante o período que estiverem classificados nas bandeiras laranja e vermelha.
Os pastores garantem respeitar a determinação, mas questionam a possível violação do direito à liberdade de religião estabelecido na constituição e pedem que o governador abra um espaço para o diálogo do tema.
Dentre os argumentos utilizados pelo grupo de igrejas, está o de que as elas já estão cumprindo os requisitos de biossegurança. Em primeiro lugar foi citada a redução na capacidade de ocupação dos templos, disponibilização de álcool 70% nas igrejas, aferição de temperatura das pessoas, exigência do uso de máscaras e as recomendações de restrições aos contatos físicos entre os fiéis.
Além disso, também afirmam que a espiritualidade torna-se ainda mais essencial para a saúde mental dos cidadãos, sendo as igrejas e templos “verdadeiros hospitais da alma”, segundo a carta. Outro argumento da carta, por exemplo, é o de que muitas igrejas ainda não tem os equipamentos necessários para transmitir os cultos online com qualidade.
VEJA A CARTA DAS IGREJAS NA ÍNTEGRA:
As associações e grupos de igrejas participantes:
- APEP – Associação de Pastores Evangélicos da Paraíba
- NEPC3 – Núcleo de Estudos em Política, Cidadania e Cosmovisão Cristã
- GECL – Grupo de Estudos Constitucionais e Legislativos do IBDR (Instituto Brasileiro de Direito e Religião)
- VINACC – Visão Nacional para a Consciência Cristã
- Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil
- BETEL Brasileiro
- IEADPB – Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Paraíba
- COMADEP – Convenção de Ministros da Assembleia de Deus na Paraíba
- UMADEME – União de Ministros da Assembleia de Deus no Nordeste
- OMERP – Ordem Dos Ministros Evangélicos da Região Metropolitana De Patos
Laryssa Cristiny | TV Contexto