
Estão abertas as inscrições para os processos seletivos dos Cursos Técnicos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), totalizando 3.630 vagas, entre cursos integrados e subsequentes ao ensino médio.
Para o campus de Patos, estão disponíveis para cursos técnicos subsequentes: Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Edificações e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, todos noturnos, com 40 vagas cada. Para os integrados ao ensino médio as vagas são para os cursos de: Técnico em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Segurança do Trabalho, todos em período integral com 40 vagas cada.
Para se inscrever nos Cursos Técnicos Integrados, é necessário estar concluindo o ensino fundamental ou equivalente. São 2.390 vagas para essa modalidade, em 17 campi com início do curso em 2021: Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Luzia, Santa Rita e Sousa.
Quem vai ingressar na modalidade Subsequente ao Ensino Médio, precisa ter concluído ou estar concluindo o nível. São 1.240 vagas que também iniciam no primeiro semestre de 2021, em 16 campi: Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, Itabaiana, João Pessoa, Mangabeira, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade e Sousa.
As inscrições acontecem pela internet até o dia 18 de dezembro, através do preenchimento de um formulário de inscrição. Nele, o candidato deverá anexar histórico escolar ou equivalente. No caso dos cursos técnicos subsequentes, também é possível utilizar a nota do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), das edições após 2009.
Na modalidade dos cursos integrados, a seleção acontecerá por meio de análise do histórico escolar das disciplinas de português, matemática, história, geografia ou equivalentes no ensino fundamental II, no 6º, 7º e 8º ano. Para os subsequentes, serão avaliadas as notas de português e matemática, no 1º e 2º ano do ensino médio ou equivalente.
Há cotas de 50% para alunos da rede pública, cotas para renda familiar de até 1 salário mínimo e meio, para pessoas pretas, pardas e indígenas e pessoas com deficiência. No campi de Sousa, há cotas para assentados da reforma agrária.
Um novo edital com mais 60 vagas para o curso técnico em instrumento musical subsequente ao ensino médio deve ser publicado na próxima semana.
Cursos ofertados dentre todos os campi
- Meio Ambiente;
- Recursos Pesqueiros;
- Multimídia;
- Edificações;
- Serviços Jurídicos;
- Eletromecânica;
- Informática;
- Sistemas de Energia Renovável;
- Contabilidade;
- Automação Industrial;
- Controle Ambiental;
- Eletrônica, Eletrotécnica;
- Instrumento Musical;
- Mecânica, Manutenção e Suporte em Informática;
- Segurança do Trabalho;
- Geologia,
- Agroindústria;
- Agropecuária;
- Serviços de Restaurante e Bar;
- Transações Imobiliárias;
- Guia de Turismo,
- Transporte Aquaviário;
- Mineração;
- Equipamentos Biomédicos;
- Secretariado;
- Cuidados de Idosos;
- Petróleo e Gás;
- Química.
Cursos Subsequentes:
Acesse o formulário de inscrição.
Cursos integrados
Acesse o formulário de inscrição.
Laryssa Cristiny | Tv Contexto com informações da assessoria