
A notícia da união entre Ivanes Lacerda (Republicanos), atual prefeito interino de Patos, e a vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB) pegou a muitos de surpresa, pois, para os mais informados da política local, era impossível acreditar que esses dois seres políticos fossem capazes de compartilhar o mesmo metro quadrado, haja vista as vergonhosas farpas trocadas por eles nos últimos meses.
Será que vale mesmo a pena abaixar o nível e trocar acusações tão sérias na imprensa para assumir a postura de opositores políticos e tentar minimizar a imagem do outro só por interesse político? Onde ficam a moral, a ética e o decoro parlamentar nesses momentos de “teatro do jogo político”?
O fato é que o prefeito interino Ivanes Lacerda concedeu entrevista à imprensa, no dia 11 de novembro de 2019, momento que ele aproveitou para chamar a vereadora Lucinha de “Inimiga do Povo”. Isso porque, segundo Ivanes, Lucinha estaria votando contra os projetos encaminhados por ele à Câmara Municipal de Patos apenas por perseguição política.
Lucinha, por sua vez, respondeu à altura. Ela não poupou o vereador e o chamou de “Canalha, covarde e falso”. Segundo Lucinha, Ivanes faz parte de uma lista de criminosos que vem administrando Patos, como denunciou em sessão na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, no dia 19 de novembro de 2019. Ela disse ainda que não tinha medo dele, e ameaçou “abrir a boca” caso ele não parasse de criticá-la.
Em janeiro de 2020, Ivanes voltou à imprensa, desta vez para dizer que Lucinha fazia parte de uma família criminosa, e que ela e os seus parentes eram acostumados a desviar dinheiro público da prefeitura de Patos, ao contrário dele, que tinha histórico de honradez.
No dia 27 de agosto deste ano, o Partido Republicanos desafiou a inteligência do povo patoense e lançou a Chapa composta por Ivanes Lacerda para prefeito de Patos e Lucinha Peixoto como sua vice-prefeita.
Nesse mesmo dia, foi questionado ao prefeito interino Ivanes Lacerda o que ele esperava que o povo fosse pensar sobre a mudança repentina de opinião dele sobre a vereadora Lucinha. Ele respondeu: “Lucinha sempre foi uma guerreira e combativa, ela fez críticas em defesa do povo. É papel do vereador. As críticas sempre foram recebidas por mim com zelo e com respeito”, afirmou ele.
A vereadora Lucinha, entretanto, disse que jamais criticou o prefeito Ivanes, mas sim criticou o seu governo. Ela afirmou que uniu o seu projeto ao dele e o resultado será bom para Patos.
E disso muitos duvidam.
O povo está fadado da velha política, da sujeira eleitoral. Os eleitores não são mais como nos tempos passados. A internet mudou a forma de fazer política e transformou o modo como o cidadão vê as ações dos candidatos no período das eleições e levou a muitos a informação verdadeira e apurada.
Ou os políticos se adaptam ao novo modelo de fazer campanha eleitoral ou ficarão para trás, como ocorreu com as raposas velhas da política nacional nas eleições presidenciais de 2018.
Os tempos são outros!