
A Paraíba irá receber, segundo o Ministério da Saúde, 32.882 medicamentos pertencentes ao ‘kit intubação’ que chegaram da China ao Brasil na noite desta quinta-feira (16).
Ao todo são 2,3 milhões de medicamentosos para todo o país. Para a Paraíba serão 375 de Fentanila, 6.131 de Propofol, 20.098 de Midazolam, e 6.278 de Cisatracúrio.
Os insumos foram adquiridos por empresas como a Petrobras, Vale, Engie, Itaú Unibanco, Klabin e Raízen, e doados ao governo federal.
“Com esta doação, nós conseguimos garantir, conforme os dados enviados, pelo menos 10 dias de abastecimento em relação ao bloqueador neuromuscular, analgesia e sedação por midazolam, e 15 dias com propofol. O estado é o responsável, junto aos municípios, para fazer a redistribuição em sua própria rede assistencial”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Hélio Angotti Neto.
As equipes do Ministério da Saúde já se organizando para iniciar a distribuição dos chamados kit intubação:
“Com base em experiências anteriores, a expectativa é de que em menos de 48 horas os medicamentos sejam distribuídos para todos os estados”, ressaltou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.
Os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) são os primeiros da lista a receber os kits. São eles que definem o consumo médio mensal e os seus estoques aos estados – informações essas, essenciais para orientar como serão divididos os lotes.
com informações do Mais PB