
Na manhã desta quarta-feira (20), foi iniciada a campanha de vacinação contra a Covid-19 em Patos (PB) . Cerca de 1.517 doses da vacina Coronavac chegaram à cidade nessa terça-feira (19).
Os primeiros imunizados foram profissionais que trabalham na linha de frente na UPA Otávio Pires de Lacerda, no Campo da Liga. O enfermeiro Jairo Cortez, que atua na linha de frente de combate à pandemia no município foi o primeiro a ser vacinado no município. Para ele, a vacinação é uma vitória para todos os brasileiros diante de tantas lutas e percas ao logo da pandemia.
Além da UPA, as equipes que atuam no combate à pandemia nas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Complexo Hospitalar Regional de Patos Janduhy Carneiro, Hospital Infantil Noaldo Leite, Pronto Atendimento Maria Marques e Centro Covid-19 devem ser vacinadas. A expectativa é que nos próximos cinco dias, em média, 300 pessoas sejam imunizadas diariamente nessa primeira remessa. Seis equipes vão atuar diretamente na vacinação.
“Foi estabelecido em uma reunião na 6ª Gerencia Regional de Saúde ontem, para que os funcionários destas casas que estão na linha de frente de tratamento de combate à Covid-19, recebam 100%. Ou seja, todos os profissionais da UPA serão 100% imunizados nesta faz”, afirmou o secretário de saúde do município de Patos, Eisenhower Segundo.
Um controle rígido da distribuição das doses está sendo realizado para garantir que apenas as pessoas que pertencem ao grupo prioritário dessa fase inicial sejam imunizadas, sem que tenha desvios das doses. De acordo com o secretário, as vacinas são registradas em sistema do Ministério da Saúde que realiza o monitoramento de quem recebe as doses através do número do
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Cada profissional é cadastrado na plataforma, que faz o link entre ele e o código da dose aplicada.
Na coletiva da cerimônia que marcou o início da imunização na cidade, o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) falou sobre os planos para os próximos dias, que devem incluir a volta às aulas, mas reforçou a necessidade de continuar com os cuidados. Disse que pretende fazer uma avaliação em relação aos decretos, mas que as medidas de prevenção devem continuar, principalmente porque até agora poucas pessoas foram imunizadas.

Volta às aulas
O prefeito ainda falou que pretende retomar a pauta da flexibilização do retorno das aulas no município, assim como outras cidades vem fazendo, como forma de assegurar o retorno do ensino presencial e medidas que possam favorecer a economia da área.
“Claro que, dentro da possibilidade, alguma coisa vai sendo flexibilizada, como já vamos tratar amanhã a questão da volta às aulas, a possibilidade da volta às aulas com o ensino híbrido, para que as escolas e profissionais da educação possam voltar a trabalhar, e garantam o seu emprego. A gente tem que pensar também na vida, mas também na questão da economia”, afirmou o prefeito.
Ray Santana | TV Contexto