
Em visita ao Complexo Hospitalar Regional de Patos, na manhã desta segunda-feira, dia 14 de junho, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, anunciou a instalação de um novo tomógrafo para a unidade e a implementação de Hemodinâmica.
Com a pandemia da COVID-19, todos os pacientes de Urgência e Emergência utilizavam o mesmo tomógrafo, e o trânsito desses pacientes por diversas alas do hospital estava pondo em risco a saúde dos pacientes que não estavam contaminados com a doença. Com o novo tomógrafo, abre a possibilidade de o hospital destinar uma unidade para o tratamento exclusivo da COVID-19 e os demais pacientes poderão utilizar o novo equipamento.
Além disso, o secretário anunciou a implementação de hemodinâmica, que é um conjunto de componentes físicos que constituem o bombeamento de sangue no sistema cardiovascular em específico. Nesse sentido, diz respeito à pressão arterial, frequência cardíaca, fluxo sanguíneo, entre outros.
“Nós viemos examinar o espaço para implementar uma hemodinâmica, para aquele paciente que há 50 anos precisava ser removido para Campina Grande ou João Pessoa ao sofrer um infarto e necessita de um cateterismo. Aqui nós teremos uma hemodinâmica justamente para atender ao portador de doenças cardiovasculares, realizando cateterismo, stent e angioplastia. Além disso, um novo tomógrafo que foi adquirido pelo estado e também será posto aqui no Complexo”, anunciou o secretário.
Dr. Geraldo disse ainda que mais 12 leitos de UTI para o tratamento da COVID-19 serão implantados no Complexo de Patos.
Junior Macena | TV Contexto