A vacina que está sendo utilizada é a Coronavac, do Instituto Butantan

Foto: News Comunicação
Desde a última terça-feira (16), os colaboradores do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro em Patos, estão sendo imunizados. A vacinação terá encerramento na sexta-feira quando os 812 trabalhadores do local estiveram imunizados (19).
A primeira dose da vacina foi aplicada em janeiro e esta é a segunda dose, administrada após um intervalo de 28 dias a contar da data da imunização. A vacina que está sendo utilizada é a Coronavac, do Instituto Butantan.
O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes afirmou que a vacinação é um alívio: “A vacina nos dá mais tranquilidade no dia a dia, principalmente, para os nossos profissionais que atuam na linha de frente do Covid. Completar o esquema vacinal é para nós uma alegria imensa pois a vacina é a única forma de imunização contra essa doença que tem matado tanta gente e deixado tantas famílias enlutadas em todo o mundo”.
Segundo ele, a população ainda deve manter os cuidados preventivos, principalmente agora que se percebe um aumento do número de casos. “A cobertura vacinal da população ainda é pequena, portanto, precisamos manter os cuidados e medidas de higienização e proteção para ajudar a não disseminar o vírus”, alerta o diretor.
O esquema de vacinação desta segunda dose obedece ao mesmo cronograma da primeira etapa, que é feito por setores para que evitar aglomerações. “Todos os profissionais do Complexo receberão a primeira e segunda dose da vacina Coronavac, portanto, não há motivos para todos irem ao mesmo tempo se imunizar. Começamos o processo pelos profissionais que atuam na linha de frente do Covid e depois ampliamos para os demais setores com um posto de vacinação fixo e outro volante na área de isolamento”, disse Francisco.
Vacinação Suspensa
Recentemente a Paraíba suspendeu a vacinação dos profissionais de saúde do estado que não estão na linha de frente de combate à COVID-19. Segundo a liminar, esses profissionais devem voltar a ser vacinados quando o estado atingir a meta de vacinação geral dos idosos de todas as faixas. A decisão visa resguardar a vida de pessoas com elevado risco de morrer, que é o caso dos idosos. Portanto, os demais profissionais de saúde citados pelo diretor serão apenas os que já tomaram a primeira dose da vacina.
Laryssa Cristiny | TV Contexto com informações da News Comunicação