Segundo Conselho de Saúde de Patos, prefeitura usou quase 1 milhão de reais sem dizer onde foram investidos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Foto: Jozivan Antero

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos, Claudemir Bento, pediu explicações à secretaria de Saúde do município, nesta quarta-feira, dia 7 de abril, sobre o uso de quase 1 milhão de reais sem a devida transparência.

De acordo com Claudemir, analisando a prestação de contas dos investimentos em saúde enviada ao Conselho Municipal, verificou que houve uma saída de recursos, no último dia 31 de dezembro, mas a sua finalidade não foi informada. De acordo com o documento, houve de fato a movimentação financeira, mas não foi informado sobre como o dinheiro teria sido utilizado.

“A prestação de contas chegou ao Conselho, mas a execução financeira não chegou. Mas identificamos que houve uma movimentação financeira de quase um milhão de reais no dia 31 de dezembro de 2020, nós vamos apurar os fatos com o secretário da época, levando em consideração que o então gestor [Ivanes Lacerda] estava internado com COVID-19 e o atual gestor [Segundo Brito] ainda não tinha assumido o cargo”, explicou Claudemir ao jornal Hora Onze, da Rádio Universidade FM.

A TV Contexto ligou para o secretário de Saúde de Patos, Segundo Brito, mas as ligações não foram atendidas. A assessoria de comunicação da prefeitura enviou o seguinte comunicado:

Em relação ao comentário do Conselho Municipal de Saúde, referente a uma movimentação de recurso do mês de dezembro de 2020, o secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, informou que o Controle Interno está reunindo os empenhos da gestão passada, referente ao último mês de dezembro, para que sejam repassados para análise do Conselho Municipal de Saúde. Segundo considera que a solicitação é legítima, e que os empenhos serão devidamente apresentados conforme solicitação da entidade.

Os documentos enviados pela prefeitura para o Conselho Municipal de Saúde são utilizados para uma análise geral do uso de recursos públicos e investimentos em saúde, como um relatório de gastos. Depois da análise dos documentos, o Conselho pode acionar os órgãos externos de fiscalização caso alguma irregularidade seja, de fato, identificada.

Ouça abaixo o áudio do presidente do Conselho de Saúde, Claudemir Bento:

Áudio: Jornal Hora Onze – Rádio Universidade FM

Junior Macena | TV Contexto

Array

VeJA TAMBÉM

56% Desaprovam

Brasileiros vê Governo sem ação para resolver principais problemas do país, como a economia.

2 de abril de 2025

Escalada nos combustíveis

Em janeiro deste ano, o preço da gasolina estava no patamar de R$ 4,62. Neste mês de setembro, o valor médio chegou a R$ 6,02

23 de agosto de 2021

Trânsito

Os serviços são frutos de uma análise realizada pela equipe de engenharia de tráfego

3 de agosto de 2021

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com