
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba emitiu uma nota de repúdio contra o vereador Josmá Oliveira (Patriota) sobre o comentário feito na última sessão da terça-feira (11), na Câmara Municipal de Patos.
O sindicato afirmou que o comentário do vereador “causa estranheza e merece nossa indignação”. Josmá Oliveira emitiu sua opinião sobre a operação policial que matou 27 pessoas na comunidade do Jacarezinho.
Veja a nota na íntegra:
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA
NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba repudia veementemente as declarações proferidas pelo vereador Josmá Oliveira (Patriota) durante a sessão desta terça-feira, 11 de maio, da Câmara de Patos. Ao falar sobre a operação policial que matou 27 pessoas na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, o parlamentar classificou como “bandidos” os jornalistas que criticaram o alto número de mortes naquela ocasião.
Questionar e investigar a verdade é uma das muitas atividades desenvolvidas pelos jornalistas. Causa estranheza e merece nossa indignação a infelicidade do comentário gratuito do vereador Josmá Oliveira.
Entendemos que toda atividade profissional é passível de críticas, questionamentos. As imagens divulgadas dos rastros de sangue deixados na comunidade e os relatos dos moradores também precisam ser destacados em meio à análise do que ocorreu. Se houve excesso da polícia, ele deve ser punido. O jornalista, por admitir essa hipótese e cobrar explicações sobre o que efetivamente houve, cumpre apenas seu papel social e sua função de buscar e checar a informação verdadeira.
Repudiamos a tentativa de atribuir a uma missão indispensável do fazer jornalístico uma pecha negativa objeto da desinformação e distorção dos fatos. É contra esse tipo de “fenômeno” que trabalhamos todos os dias e continuaremos questionando, inquietando e bem informando a sociedade.
A DIRETORIA
Resposta do Vereador
O vereador respondeu na tarde desta quinta-feira (13), à TV Contexto. Veja a nota na íntegra;
Estou sendo vítima de fake News
Recebi uma suposta nota de um tal de sindicato de jornalistas de não sei de onde. Que fez uma nota sobre um fato que não condiz com a realidade. Um conteúdo totalmente bizarro que não reflete a nada existente.
Reforço o meu compromisso com a verdade e repudio esse tipo de material no qual eu classifico com fake News.
O meu compromisso é com a verdade e com o povo e não com sindicatos de grupos políticos extremistas.
Josmá Oliveira
Coragem e liberdade