
Em reunião ordinária realizada na tarde dessa terça-feira (24), através de videoconferência, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou por unanimidade o Calendário Acadêmico da Instituição para o semestre 2020.2, a ser executado em 2021.
A proposta encaminhada pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e relatada pela professora Dóris Nóbrega, estabelece o início das aulas do período 2020.2 no dia 17 de fevereiro, ainda de forma remota. Já o semestre 2021.1 terá início no dia 14 de junho. A pretensão é realizar, em 2021, ao menos dois semestres completos (2020.2 e 2021.1) e iniciar outro (2021.2), com a perspectiva de normalizar o calendário em 2022, deixando-o em sintonia com o calendário administrativo.
A proposta assegura 78 dias letivos e leva em conta a realidade imposta pela pandemia da Covid-19. Pela proposta aprovada pelo Consepe, a oferta de componentes curriculares para o semestre 2020.2 acontece até o próximo dia 18 de dezembro. A pré-matrícula on-line será realizada no período de 21 a 27 de dezembro.
O prazo para a matrícula será de 18 a 22 de janeiro de 2021, com os reajustes de matrículas sendo realizados entre os dias 1º e 17 de fevereiro. Os calendários acadêmicos, ainda podem ser modificados conforme demandados por novas circunstâncias, pela Consepe.
A resolução prevê a realização de atividades presenciais apenas para alunos dos dois últimos períodos da área de Saúde, atendendo às condições sanitárias e os protocolos de biossegurança. Essas atividades devem ser realizadas fora do âmbito da Universidade, como os estágios em hospitais com os quais a UEPB tem parceria.
As atividades presenciais na UEPB continuam suspensas e só serão retomadas quando houver a autorização dos órgãos competentes e seguindo todos os protocolos de segurança. O pró-reitor informou ainda que a UEPB fez a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e garantiu a chamada e matrícula para mais de 3 mil estudantes. Além dos mais de 2.800 novos estudantes que já estão matriculados no período 2020.2 e vão ingressar na Instituição no dia 17 de fevereiro, ainda restam vagas que serão preenchidas com vários processos seletivos.
Ray Santana | TV Contexto