
Um levantamento realizado pela TV Contexto junto à Assembleia Legislativa da Paraíba constatou que ao menos um terço dos parlamentares da casa foram infectados pela covid-19. O caso mais recente foi o da deputada Cida Ramos (PSB), que recebeu alta hospitalar recentemente.
No dia 12 de janeiro deste ano, o deputado João Henrique (PSDB), aos 77 anos, foi mais uma das vítimas provocadas pelo novo coronavírus. O parlamentar estava internado desde o dia 7 de dezembro no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Já estava curado da covid-19, mas, devido ao quadro de diabetes, o estado de saúde se agravou e, após mais de um mês em tratamento, não resistiu.
Atualmente em recuperação, está o deputado Manoel Ludgério (PSD), que segue afastado das suas atividades parlamentares desde a última segunda-feira (22), quando anunciou por meio das redes sociais. Ele e sua esposa Ivonete Ludgério (PSD), vereadora de Campina Grande, testaram positivo para o vírus e seguem sob os cuidados de equipe médica do Hospital Pedro I, em Campina. Ele comunicou que ficará afastado por até 30 dias.
Recuperados
Além de Cida Ramos, os parlamentares: Athaide (Branco) Mendes (POD), Raniery Paulino (MDB), Ricardo Barbosa (PSB), Tovar (PSDB), Camila Toscano (PSDB), Jane Panta (PP), Júnior Araújo (AVANTE), Wilson Filho (PTB) e Taciano Diniz (AVANTE) tiveram a Covid-19 desde o início da pandemia e já estão recuperados.
Dos 36 deputados, ao menos 12 foram contaminados. Isso porque há ainda aqueles que podem ter decido se reservar e não comunicar o diagnóstico da doença.
Em dezembro de 2020, o presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), suspendeu o retorno das atividades presenciais diante do alto número de casos entre os funcionários da casa.
Ray Santana | TV Contexto