
Cardeais de diversas partes do mundo estão reunidos no Vaticano nesta terça-feira (22) para definir os detalhes do funeral do Papa Francisco. Segundo informou a Santa Sé, a cerimônia terá início no sábado (26).
De acordo com a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, todos os membros do Colégio Cardinalício podem vir a Roma e participar das reuniões diárias da Congregação Geral, que antecedem a escolha de um novo pontífice.
O processo sucessório da Igreja Católica prevê que os cardeais elegíveis — altos membros nomeados pelo papa — se reúnam em conclave para a escolha do sucessor. Atualmente, há 136 cardeais elegíveis, mas apenas 120 têm direito a voto.
Antes, porém, é necessário definir a data exata do funeral, para que, em seguida, seja possível marcar o início do conclave.
O período oficial de luto, conhecido como Novendiales, dura nove dias, sendo que o sepultamento do papa deve ocorrer entre o quarto e o sexto dia após a morte. Esse intervalo entre a morte do pontífice e a eleição do novo líder da Igreja é chamado de Interregno Papal.
O corpo de Francisco será levado na quarta-feira (23) para a Basílica de São Pedro, onde será velado, permitindo que o público preste suas homenagens. Ao fim do período de luto, uma grande missa de corpo presente será celebrada no local.
Francisco morreu após AVC e falência cardíaca, aos 88 anos, na manhã do último domingo (20). Ele estava com a saúde debilitada e vinha sendo acompanhado por médicos.
Ray Santana | Contexto News