
Uma mulher de 22 anos foi presa na tarde deste domingo, por volta das 17h05, em Patos, após uma ocorrência envolvendo suspeita de maus-tratos, possível abandono de incapaz e desacato. A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma suposta briga familiar e, ao chegar ao local, encontrou duas crianças em situação de vulnerabilidade, além de uma residência em condições consideradas insalubres.
Segundo informações repassadas à guarnição por um tio da suspeita, a mulher é usuária de entorpecentes e faz uso frequente de bebidas alcoólicas. Ele relatou ainda que ela é mãe de duas crianças, uma de 2 anos e outra de apenas 3 meses.
De acordo com o solicitante, a mulher saiu de casa durante a madrugada e retornou apenas por volta das 16h30, apresentando sinais de embriaguez e comportamento alterado, possivelmente sob efeito de drogas. Durante todo esse período, as crianças permaneceram sozinhas, sob a observação do familiar.
Durante a averiguação, os policiais constataram que as crianças choravam intensamente. Uma delas estava suja de fezes e, segundo a equipe, havia indícios de que ambas poderiam estar com fome. A residência também apresentava lixo espalhado e presença de fezes no corredor, caracterizando um ambiente inadequado para os menores.
Diante dos indícios de maus-tratos e possível abandono de incapaz, os policiais tentaram dialogar com a suspeita. Conforme a ocorrência, ela reagiu com palavras de baixo calão dirigidas aos agentes, configurando, em tese, o crime de desacato.
A mulher recebeu voz de prisão e o Conselho Tutelar foi acionado para garantir a proteção e os direitos das crianças.
Em seguida, ela foi conduzida à Delegacia Seccional de Polícia Civil de Patos, onde foi apresentada à autoridade policial para a adoção das medidas cabíveis.